Fri, October 22, 2021 - 18:20hs

(Arg/Bra/Chi/Par/Uru)

Otimização no manejo da lesão renal aguda (LRA) em regiões com recursos limitados.

A Lesão Renal Aguda (LRA) tem uma presença cada vez maior em ambientes comunitários. Ter equipamentos de POC precisos e confiáveis ​​permite aumentar substancialmente a identificação precoce de pacientes com doença renal aguda, crônica ou IRA, melhorando seu curso clínico.

Dr. Rolando Claure del Granado

Mira la grabación aqui

Debes inscribirte para ver la grabación.

¿Qué temas se tratarán en esta actividad?

A lesão renal aguda (LRA) é cada vez mais encontrada em ambientes comunitários, contribuindo significativamente para o aumento da morbidade, mortalidade e maior utilização de recursos em todo o mundo. Em países com poucos recursos, a falta de conhecimento sobre essa síndrome e o acesso limitado a intervenções diagnósticas e terapêuticas provavelmente influenciam o manejo do paciente e na descoberta de maior morbimortalidade associada à IRA nesses países. Em países com poucos recursos, educação de prestadores de cuidados de saúde em centros de saúde ou hospitais de primeiro e segundo nível, fornecimento de equipamento móvel para teste no ponto de atendimento ao paciente que não depende de um laboratório central (POC para medição de creatinina e tiras de urina) ; e a tecnologia móvel de saúde é um alvo possível e permite melhorar a identificação precoce de pacientes com disfunção renal (doença aguda e crônica) e pacientes com IRA de alto risco, e potencialmente melhorar seu curso clínico e resultados. Essas intervenções devem ser acompanhadas por programas de saúde renal para garantir que os pacientes identificados recebam todos os tratamentos necessários para prevenir, minimizar e tratar IRA, incluindo diálise, quando indicado. Os resultados do estudo piloto ISN 0by25 podem estimular a implementação de mais estudos que ampliem os achados deste estudo piloto e promovam ações em nível local e regional para implementar o reconhecimento e resposta precoce de LRA, a fim de obter melhores resultados para os pacientes nesta síndrome frequente e fatal.

Dr. Rolando Claure del Granado

O Dr. Rolando Claure Del Granado recebeu o título de Médico - Cirurgião pela Universidad del Valle de Cochabamba - Bolívia em 1999. Sua pós-graduação inclui residência em Clínica Médica e Nefrologia no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição. "Salvador Zubirán" (UNAM), México. Fiz pós-doutorado em Pesquisa Clínica na área de Nefrologia dos Doentes Críticos no Departamento de Nefrologia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, EUA de 2009 a 2011 por meio do Programa de Bolsas de Estudo ISN. Atualmente é diretor do programa CRRT e da Clínica de Lesões Renais Agudas do Serviço de Nefrologia do Hospital Obrero No 2 do Fundo Nacional de Saúde em Cochabamba, Bolívia. Ele é Pesquisador Associado do IIBISMED da UMSS School of Medicine; e Professor de Medicina da Universidad Mayor de San Simón em Cochabamba, Bolívia. Dra. Claure Del Granado é autora de mais de 70 publicações entre capítulos de livros, artigos e resumos em periódicos indexados; foi convidado como palestrante em mais de 80 cursos nacionais e internacionais. Dr. Claure Del Granado é o passado - Presidente da Sociedade Boliviana de Nefrologia e Hipertensão Arterial, passado - Presidente do Comitê de Jovens Nefrologistas da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN-YNC), ele é membro do Comitê Executivo do a Sociedade Internacional de Nefrologia (2021-2023), é membro do Comitê de Lesão Renal Aguda da Sociedade Latino-Americana de Nefrologia e Hipertensão Arterial e é membro da Sociedade Americana de Nefrologia (FASN).

LH DIGITAL LLC